WOMEN LEADERS

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Elas estão chegando ao topo

Pesquisa destaca maior participação feminina em cargos de liderança

Embora ainda sejam poucas as presidentes de empresas do sexo feminino (menos de 10%), a participação das mulheres em cargos de diretoria e gerência vem crescendo nos últimos tempos. É o que revela uma pesquisa recente da consultoria Michael Page.

O levantamento usou como base as 10 principais divisões da Michael Page: logística, engenharia, tecnologia, vendas & marketing, banking, propriedade & construção, finanças, seguros, jurídico e recursos humanos. De todas as contratações da consultoria, 61% são homens e 39% são mulheres.

Das contratações femininas, a área de RH continua na liderança, com 67% de vagas preenchidas. Na sequência, 59% das profissionais foram para empresas da área jurídica, principalmente para áreas sociais e tributárias.

Confira o que mostra o quadro abaixo, sobre a participação de homens e mulheres em cargos de liderança:
SETORHOMENSMULHERES
Logística79%21%
Engenharia73%27%
Tecnologia70%30%
Vendas e marketing67%33%
Banking67%33%
Propriedade e construção64%36%
Finanças60%40%
Seguros50%50%
Jurídico41%59%
RH33%67%
A principal mudança foi notada na área de finanças, onde a maioria dos cargos de alta gerência e diretoria pertencia aos homens. “Atualmente, 40% das vagas no setor são preenchidas com mulheres e, na maior parte das vezes, nas áreas de controladoria, gestão de impostos e planejamento financeiro”, comenta Sérgio Sabino, diretor de marketing da Michael Page para América Latina.

Fonte: Revista Você RH

Um comentário:

  1. Os tempos mudam e a competição também. Hoje cada um mostra o seu valor e segue desejando fazer a diferença e ter uma carreira profissional sólida.

    ResponderExcluir